Nick Hanauer “Tributem os Ricos!”

O vídeo abaixo foi postado no Facebook pelo conhecido MC Português Valete. Como o próprio Valete  explica para quem desconhece a língua (inglês): “Resumidamente (… ) Nick Hanauer defende a ideia de que se deve baixar impostos aos empresários/empresas ricas porque estes são os verdadeiros criadores de emprego, é uma ideia completamente errada.  [Este] defende que os maiores criadores de emprego são os consumidores, na sua maioria a classe média, porque são eles que através da procura vão determinar quais são os produtos/empresas que terão mais sucesso, assim como os que terão menos. Com a classe média a consumir muito haverá naturalmente mais [receita] para as empresas e naturalmente mais emprego (…).  Com isto Nick defende que se houvesse redução de impostos na classe média e aumento de impostos para os mais ricos, não só íamos gerar mais consumo e riqueza no país, como os empresários e empresas mais ricas também seriam beneficiados, porque teriam muito mais escoamento de produtos com esse aumento de consumo“.

Eis o Vídeo: 

Aqui, a opinião do Ikunumista (que por acaso também fora postada no Facebook):

Como pensara logo á partida as idéias do Mr. Hanauer têm raízes naquelas do pensamento Keynesiano. Ou pode ser encarada também como uma reformulação da “Tributação Robin Hood” (a mesma que Obama propôs á benício). Cá pra mim é mais possível que isso funcione em teoria que prática. Embora a camada consumidora seja a média, justifica-la como a única criadora de empregos não é tão fácil. Corporações gigantes empregam por excesso e quanto mais crescem mais empregam – porém, estas também funcionam com base na demanda. Mas quando falara das teorias deixadas para trás referia principalmente á duas:
– O apresentador prioriza a procura acima da oferta – pensadores como o Say haveriam de contrariar esse pensamento simplesmente com a teoria de que “toda oferta cria a sua procura“; e não é totalmente errado para certos vários negócios (ninguém necessitava de um Sistema Operativo ou de uma Rede Social – eu pessoalmente quero um meio de transporte instantâneo).
– Por outro, diria que o pensamento de que os consumidores são a principal força para o crescimento económico não é blasfémia alguma (exemplo Crise de 29) e aqui dou razão ao vídeo… Mas ainda assim um aumento tributário para a camada rica (e lembro-me bem de ter visto a foto do Donald Trump que gera emprego para construtoras experts em imobiliária) teria um efeito reverso no estimulo de investimento por parte dos que maior riqueza detêm. Tal como segue o pensamento do rico “maximizar lucros ao mínimo custo” é de supor que maior será o rácio de despedimentos e poupanças para suprir os gastos tributário que por sua vez haveria de gerar mais desemprego. E foi exactamente isso que aconteceu com o Obama vs. os chamados “1%“.

Para mim a teoria do vídeo não é nada nova mas chega á ser oportuna n’uma época de instabilidade económica na Europa e a crise do desemprego nos EUA. Se tivesse de dar uma opinião seria de criarem-se taxas relativas ao contributo de cada agente no mercado económico…

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s